28 fevereiro, 2010

Paixão de Cristo da Nova Jerusalém - 2010


QUADRAGÉSIMO TERCEIRO ANO
A Sociedade Teatral de Fazenda Nova prepara-se para a realização da 43ª temporada da Paixão de Cristo, dentro das monumentais muralhas da Nova Jerusalém. A cidade teatro de 100 mil metros quadrados, obra idealizada e construída pelo gênio criador de Plínio Pacheco, fica no distrito de Fazenda Nova, a 180 km da capital pernambucana, à qual é ligada por modernas rodovias pavimentadas. A temporada que assinalará o quadragésimo terceiro ano de atividades consecutivas do maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil, neste ano de 2010, acontecerá entre os dias 26 de março e 03 de abril.
Para maior brilho da temporada, a STFN fará a re-instalação geral de todo o novo e moderno sistema de som de última geração que vem sendo utilizado nas duas últimas temporadas. Haverá novos efeitos especiais, renovação geral nas 800 peças que compõem os figurinos e adereços do espetáculo além de grandes melhorias no sistema de iluminação cênica. Para tanto contará com a mobilização das suas várias equipes de criação, envolvendo a direção artística do espetáculo, cenógrafos, figurinistas, costureiras, criadores dos efeitos especiais, iluminadores e técnicos de som.
A expectativa da produção é de que o público que, a cada ano, lota o maior teatro ao ar livre do mundo, no quadragésimo terceiro ano, seja brindado mais uma vez com cenas dignas de uma superprodução cinematográfica. E tudo estará acontecendo ali mesmo, ao vivo, à frente de cada um dos espectadores, verdadeiras testemunhas da história que se desenrola nos famosos palcos da Nova Jerusalém.
Em 2010, como aconteceu no ano passado a temporada de espetáculos será aumentada em mais uma récita, sendo iniciada na sexta-feira, dia 26 de março Esse espetáculo de estréia será, mais uma vez, dedicado especificamente às pessoas idosas e com dificuldade de locomoção. Para isso haverá limitação no número de ingressos postos à venda, a fim de que haja bastante espaço livre para melhor acomodação desse tipo especial de público. Também serão disponibilizadas cadeiras de rodas para aqueles que necessitarem desse tipo de apoio. É a STFN desenvolvendo ações em benefício dessas queridas pessoas que acorrem ao mega-espetáculo da Paixão, mesmo enfrentando dificuldades pessoais, com o objetivo de assistirem ao mais tradicional e emocionante espetáculo da Paixão em todo o Brasil. A récita de estréia estará aberta também ao público em geral.
Como sempre vem acontecendo, nos últimos anos, o elenco da Paixão, além de reunir o que há de melhor entre atores e atrizes que militam na cena regional, irá contar com destacados intérpretes de renome nacional nos principais personagens. Assim, o público fiel aos espetáculos da Nova Jerusalém terá oportunidade de ver, de perto, grandes nomes do Teatro, da TV e do Cinema nacionais, vivendo importantes personagens bíblicos do espetáculo. Jesus será interpretado pelo ator Eriberto Leão; Susana Vieira viverá Maria, a mãe do Salvador; Paulo César Grande será Pilatos; Mauro Mendonça fará o papel de Herodes e Dig Dutra interpretará Madalena.
Como uma outra atração, na temporada de 2010, a Nova Jerusalém apresentará grandes modificações no cenário do Templo com a colocação de piras que ordenarão durante toda a cena além dos queimadores de incenso que perfumarão todo o ambiente e criarão o clima de religiosidade que envolve o Templo Sagrado de Jerusalém.
Além disso, o cenário da Via Sacra mudará de local, melhorando em muito a visibilidade de todas as cenas e facilitando sobremodo o deslocamento do público, ensejando mais conforto na seqüência do encontro de Jesus com Maria e das outras cenas do caminho da cruz.
Depois do sucesso alcançado na temporada passada, quando comemoramos os 42 anos de Paixão de Cristo, com um público recorde de 72.000 pessoas provenientes de 23 estados do Brasil e de mais 11 países, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, tem sido alvo de reportagens e documentários de órgãos da imprensa de todo o mundo.
Os textos, vídeos e fotos procuram descrever o espetáculo, mas, como os próprios espectadores reconhecem, só mesmo assistindo in loco é possível se ter a idéia real de toda a sua grandiosidade e emoção.
A cada noite, durante os nove dias de apresentações, o espetáculo comove platéias de até mais de oito mil pessoas. Na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o público acompanha cada passo de Jesus e seus seguidores. A encenação já atraiu mais de dois milhões e meio de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo.
A cidade teatro, é um capítulo à parte. Com área correspondente a um terço da área murada da Jerusalém dos tempos de Jesus, construída em meio à paisagem árida do Agreste nordestino, a Nova Jerusalém, há mais de 40 anos, vem entusiasmando a todos que a visitam, os quais se sentem transportados no tempo e no espaço, até a antiga Jerusalém dos tempos da dominação romana, nos anos 30 da era cristã.
A paisagem que envolve a cidade-teatro, muito semelhante à da Judéia, aumenta ainda mais a beleza e a emoção das cenas. A grande história de fé, esperança e emoção é contada por 550 atores e figurantes em nove monumentais palcos–platéias, com cenários grandiosos, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém e o Cenáculo.
Em pouco mais de duas horas, o realismo que brota nas cenas, na fisionomia e nos trajes dos personagens, faz com que todos os que assistem ao espetáculo deixem de ser meros espectadores. Sob o céu estrelado do Agreste, na companhia de um luar de sonho, típico das noites dessa região, o público inevitavelmente se confunde com os figurantes. As pessoas passam a ser coadjuvantes das cenas que se desenrolam nos palcos da famosa cidade-teatro. Cada um se sente como se fosse alguém do povo que um dia seguiu os passos de Jesus em terras da Palestina, há dois mil anos. Tudo isso faz da Paixão de Cristo da Nova Jerusalém uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade.

Paixão de Cristo, 60 anos de história.
O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começou a ser encenado nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no ano de 1951, graças à iniciativa do patriarca Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a idéia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro.
A idéia de construir um teatro que fosse como que uma pequena réplica da cidade de Jerusalém para que nela ocorressem as encenações da Paixão foi de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são 43 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo.
Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo, é uma cidade teatro com 100 mil metros quadrados, equivalente a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma
No seu interior, nove palcos-platéias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo gênio do seu fundador Plínio Pacheco..

  • Abertura dos portões ao público: 16 h
  • Início do espetáculo: 18 h
  • Independentemente do dia do espetáculo idosos e estudantes pagam sempre meia-entrada. Há também descontos especiais para agências de viagem.
Maiores informações pelo fone (81) 3732.1129 / Fax (81) 3732.1180 ou no "site": www.novajerusalem.com.br ou por e-mail para: novajerusalem@novajerusalem.com.br.
FOTOS: SOLICITAR PELOS FONES (81) 3228.7326 / 9707-2200 OU POR “E-MAIL”: maurogg@uol.com.br
Informações da Central de Reservas de Ingressos:

(81) 3366.6290 / (81) 3366.6291 – “e-mail”: paixaodecristo@luckviagens.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário